E que bela Francesinha foi esta! A receita do molho aprendi com a minha cunhada, é um mimo!
Ora não preciso de ensinar a fazer batatas fritas pois toda a gente sabe fazê-las. :)
Passemos então ao restante. Pode começar pela preparação dos ingredientes, deixar tudo cortadinho para depois ser mais rápido. Se conseguir pode fazer as sandes em simultâneo com o molho, mesmo que a sandes arrefeça acaba por aquecer com o mesmo.
Sandes:
- 2 fatias de Pão de Forma
- 1 Bife (à escolha) ou Febra
- Linguiça
- Salsicha
- 4 fatias de Queijo
- 2 fatias de Fiambre
- 1 Ovo estrelado
Todos os ingredientes são opcionais excepto o Pão de Forma, claro.
Preparação:
Corte a linguiça e a salsicha pelo comprimento. Grelha-se a carne, a linguiça e a salsicha.
Começa-se com uma fatia de pão, uma fatia de queijo, uma fatia de fiambre, carne, linguiça e salsicha intercaladas, uma fatia de fiambre, uma fatia de pão e disponha as três fatias de queijo restantes de forma a tapar toda a sandes. Leve ao forno para gratinar ou então ao microondas para que o queijo derreta q.b.
Coloque o ovo estrelado por cima e regue com o molho.
Molho para 10/12 Francesinhas
- 2 Pimentos Verdes
- 2 Pimentos Vermelhos
- 5 Tomates médios/grandes
- 1 Cebola grande
- 1 cálice de vinho do Porto
- 1 copo de Leite
- 1 pacote e meio de Rabo de Boi
- Azeite
- Tabasco q.b. ou Gindungo ou outro tipo de picante
Preparação:
Começamos pela preparação dos ingredientes. Corta-se os tomates em meia-lua e os pimentos em quadrados pequenos, as sementes devem ser retiradas dos pimentos. Eu também tiro a parte mais branca do interior pois a mesma torna o molho puxa mais a acidez.
A cebola corta-se às rodelas para o interior de uma panela e junta-se azeite q.b. para refogar. Leva-se ao lume durante uns minutos para que a cebola amoleça. Em seguida adicionamos os pimentos e os tomates, com pouca água (meio copo) apenas para que não pegue no fundo, pois os legumes vão largar a própria água. Deixe refogar.
Do copo de leite necessário para a preparação, adicione metade aos poucos, seguido de água suficiente (2 a 3 copos), sem tapar totalmente o preparado, seguido de meio cálice de vinho do porto aos poucos e deixe ferver.
Agora, com a ajuda da varinha mágica, rale o preparado ate ficar em creme o máximo possível, se ficar com alguns bocados maiores não se preocupe, volta a ralar mais tarde.
Volte a levar ao lume e entretanto misture o rabo de boi em água numa taça até ficar em pasta (como papa de bebé) e verta para o preparado anterior com cuidado para não criar grumos.
Adicione o restante leite e vinho do porto aos poucos e deixe ferver mais uns minutos. Adicione o tabasco, gindungo ou outro tipo de picante. Cá em casa utilizamos três gindungos cortados aos bocadinhos. Se estiver muito grosso adicione mais água aos poucos. Retire do lume, rale novamente e está pronto a servir!
O molho que sobrar pode congelar para usar com outras comidas ou mesmo tostas!
Bom Apetite **
Sem comentários:
Enviar um comentário